Apresentações do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em Bonito, Jardim, Bodoquena e Miranda

Os quatro municípios beneficiados pelo 2° Edital do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em Mato Grosso do Sul, foram palco de apresentações do programa. O PSA, voltado para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, está em constante expansão e incluiu novas áreas, abrangendo as bacias hidrográficas dos Rios Formoso, Prata, Betione e Salobra

19 de Outubro de 2023

Ao longo da última semana, quatro municípios de Mato Grosso do Sul foram palco de apresentações do 2° Edital do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) - Uso Múltiplo Rios Cênicos, uma iniciativa voltada para a conservação ambiental e o estímulo ao desenvolvimento sustentável. Estas apresentações ocorreram em Bonito, Jardim, Bodoquena e Miranda, demonstrando o compromisso da região com a preservação dos recursos naturais e a promoção de boas práticas ambientais.

Este novo edital destina R$ 1 milhão a propriedades rurais que adotam boas práticas ambientais, enfatizando o compromisso financeiro com a conservação. Os recursos do segundo edital do PSA são oriundos do Funles (Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados), administrado pela Semadesc.

Em Bonito, o evento contou com a participação de mais de 50 proprietários rurais da região, que se reuniram para conhecer detalhes do programa. A coordenadora do PSA, Sylvia Torrecilha, desempenhou um papel fundamental na apresentação. O programa, que inicialmente abrangia as bacias dos rios Formoso e Prata, foi expandido para incluir as bacias dos rios Betione e Salobra, estendendo seus benefícios para áreas nos municípios de Bodoquena, Jardim, Bonito e Miranda. As ações apoiadas pelo PSA incluem práticas que tornam o uso da terra mais sustentável, como sistemas agroflorestais, restauração de florestas nativas e conservação de áreas úmidas.

Em Jardim, a apresentação reuniu representantes da Agraer, da Prefeitura local, membros do Sindicato Rural de Jardim e proprietários rurais, tanto aqueles que participaram da primeira edição quanto novos interessados. O evento ocorreu na Câmara Municipal da cidade, onde informações cruciais do programa foram compartilhadas.

Bodoquena foi palco de outra apresentação do PSA, na qual vereadores, secretários municipais, diretores do Sindicato Rural local, empresários rurais e famílias que residem em assentamentos locais participaram.

Em Miranda, mais um município a se beneficiar do PSA, as apresentações destacaram o compromisso das partes interessadas na preservação do meio ambiente e no estímulo à sustentabilidade. O encontro aconteceu na sede do Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena.

Essas apresentações demonstram o progresso contínuo do PSA, bem como o papel fundamental que desempenha na conservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da região, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Semadesc, e do IASB.

Apresentação PSA em Bonito
Apresentação PSA em Bodoquena
Apresentação PSA em Jardim
Apresentação PSA em Miranda
OUTRAS DE

NOSSAS AÇÕES

PARCEIROS

INSTITUCIONAIS

PMA - Policia Militar Ambiental
FUNLES
Famasul
Prefeitura Municipal de Bonito
Sindicato Rural de Bonito
Semagro
Agraer
Imasul
NOSSOS

APOIADORES

Dimad Madeiras
Rancho S
Edem Agrominerais
Lagoa Misteriosa
Gmais
Cultivar
Brazil Foundaction
Parque Ecológico
Grupo Praia Parque
Estancia Mimosa
Rio da Prata
IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
Rua Monte Castelo, nº 598, Sala B, Centro
(Esquina com 31 de Março)
CEP: 79290-000 - Bonito / MS
Telefone: (67) 3255-1920
E-mail: iasb@iasb.org.br
Todos os direitos reservados © 2024 - IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.