Construção de barreiras de pedra

Com o objetivo de diminuir os impactos causados pelo grande volume de chuva, nossa equipe juntamente com nosso diretor João Gomes esta testando a utilização de pedras soltas que são colocadas em formato de arco, diminuindo a velocidade da água e armezanando os sedimentos que irão parar dentro dos córregos e rios.

03 de Fevereiro de 2023

No período chuvoso, as enxurradas tendem a provocar e a agravar mais ainda os processos erosivos, aumentando os riscos de 
degradação do solo e o carreamento de sedimentos para dentro dos rios.

Pensando em como diminuir esse impacto, o Projeto Águas de Bonito começou a testar a construção de barreiras de pedras na região do rio Mimoso com o objetivo de reduzir a velocidade do fluxo das águas pluviais nos locais mais agravantes para o turvamento do rio.
As barreiras são estruturas construídas com pedras soltas, cuidadosamente arrumadas e em formato de arco romano deitado, no interior das valetas formadas pela erosão. 

Nesse trabalho estamos contando com a expertise do nosso diretor João Gomes, que tem dedicado seu tempo para identificar fatores de degradação dos rios em Bonito e, juntamente com a nossa equipe, tem visitado diversos locais com objetivo de analisar e programar ações de contenção de sedimentos a serem feitas.

Os resultados preliminares têm sido bem positivos e a ideia é expandir essa iniciativa às várias propriedades do alto, médio e baixo Mimoso.
Contando sempre com a Edem Agrominerais com a doação das pedras e a Prefeitura de Bonito através da Secretaria de Obras com o caminhão caçamba e o motorista para o carregamento das mesmas até os locais.

#IASB20anos #BFapoio2022 #BrazilFoundation #FundoLuzAlliance #Funles #Semadesc #ProjetoÁguasdeBonito #RioMimoso #CórregoPiquitito #PrefeituradeBonito #SEMA #SecretariadeObras

OUTRAS DE

NOSSAS AÇÕES

PARCEIROS

INSTITUCIONAIS

PMA - Policia Militar Ambiental
FUNLES
Famasul
Prefeitura Municipal de Bonito
Sindicato Rural de Bonito
Semagro
Agraer
Imasul
NOSSOS

APOIADORES

Dimad Madeiras
Edem Agrominerais
Brazil Foundaction
Cultivar
Lagoa Misteriosa
Rio da Prata
Gmais
Parque Ecológico
Estancia Mimosa
Grupo Praia Parque
Rancho S
IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
Rua Monte Castelo, nº 598, Sala B, Centro
(Esquina com 31 de Março)
CEP: 79290-000 - Bonito / MS
Telefone: (67) 3255-1920
E-mail: iasb@iasb.org.br
Todos os direitos reservados © 2024 - IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.