O Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) está viabilizando a elaboração de projetos de conservação de solo para propriedades rurais localizadas na Bacia do Rio Formoso. A iniciativa tem como objetivo orientar intervenções voltadas à conservação dos recursos naturais, à melhoria da paisagem e à sustentabilidade das atividades produtivas.
As propriedades rurais interessadas devem entrar em contato com o IASB e passarão por uma análise técnica para seleção. Após selecionadas, os projetos de conservação de solo serão elaborados pela equipe técnica do Laboratório de Conservação de Solo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), campus de Aquidauana, que também será responsável pelo protocolo dos projetos junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL).
Após a aprovação dos projetos, a execução das intervenções propostas será de responsabilidade dos beneficiários.
A iniciativa é realizada em parceria com instituições técnicas, com o objetivo de reduzir os custos da elaboração dos projetos, etapa que normalmente representa um alto investimento para o produtor rural.
As vagas são limitadas para propriedades localizadas na Bacia do Rio Formoso, com prioridade para a região do Rio Mimoso.
A ação integra o Projeto Águas de Bonito, que conta com o apoio do Ministério Público Estadual, Comarca de Bonito, e da Associação Brazil Foundation, por meio do Fundo Luz Alliance.





