O Programa de Pagamento por Serviços Ambientais Uso Múltiplo Rios Cênicos Formoso, Prata, Betione e Salobra destaca-se como uma ação integrada de grande relevância, desenhada para preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade nas comunidades, visando fomentar práticas sustentáveis. Essa é uma iniciativa colaborativa entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, SEMADESC, com apoio do IASB e WWF Brasil.
Nesta fase inicial do 2° edital do programa, a equipe técnica do IASB, acompanhada pelo técnico da SEMADESC, Samuel Kaywá, esteve nos Assentamentos Canaã, Campina e Sumatra, localizados no município de Bodoquena-MS. O objetivo principal foi dar início às avaliações da habilitação das propostas e cálculos da pontuação inicial das propriedades inscritas.
Essas avaliações representam um passo significativo na prática do programa, que busca recompensar proprietários, produtores rurais, agricultores familiares e outros pelos serviços ambientais prestados em suas terras. Até o momento, foram avaliadas 23 propriedades nessas duas semanas.
Ao todo, foram 135 inscrições, distribuídas em diversas bacias: 63 no Rio Salobra, 8 no Rio Betione, 1 neste divisor de águas, 57 no Rio Formoso e 6 na Bacia do Rio da Prata. A equipe estenderá as avaliações a todas as propriedades inscritas nos municípios de Bonito, Jardim, Bodoquena e Miranda.