Projeto Águas de Bonito - Etapa Médio Mimoso

Uma nova ação do projeto é a construção de barreiras de pedras para evitar o aumento de erosões, reter sedimentos e aumentar a infiltração da água nos lençois freáticos, a primeira propriedade a receber atividade foi a chácara Olho D`água da Dona Clarinda.

IASB - Joari Ximenes
22 de Dezembro de 2022

Finalizamos o ano de 2022 com uma nova ação do projeto Águas de Bonito por meio da construção de barreiras de pedras. Essa ação tem o objetivo de evitar o aumento de erosões e voçorocas, pois visa reter os sedimentos que são carreados até os rios por águas pluviais, aumentando assim o volume de infiltração da água nos lençóis freáticos.

A primeira propriedade a receber essa benfeitoria será a Chácara Olho D`água da Dona Clarinda, que está localizada no médio Mimoso e faz parte também do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais(PSA).

No vídeo temos o nosso diretor João Gomes que é quem está coordenando a atividade de separação das pedras e construção das barreiras, na região do Rio da Prata tendo obtido resultados bem positivos , sendo por esse motivo que estamos agora replicando a mesma metodologia na região do Mimoso e seus afluentes.

Para essa ação contamos com o apoio da Edem Agrominerais, que forneceu as pedras, máquina para o carregamento e alguns operários, a Prefeitura de Bonito, através das Secretarias de Obras e Meio Ambiente, que disponibilizaram um caminhão caçamba com motorista, Jardim Sub e Recanto Ecológico Rio da Prata, que cederam dois colaboradores cada para os trabalhos.

O Projeto Águas de Bonito é uma ação conjunta do IASB, IMASUL, Ministério Público Estadual e Sindicato Rural de Bonito com a parceria da Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e de Obras, e da Cultivar MS. O Projeto Águas de Bonito recebe o apoio do FUNLES (Fundo Estadual de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados) e do Fundo Luz Alliance, pela Brazil Foundation.

O Projeto conta ainda com a colaboração de diversas empresas e proprietários rurais como: Grupo Rio da Prata, Fazenda Princesinha, Grupo G4 – Irmãos Matzenbacher, Edem Agrominerais, Parque das Cachoeiras, além do apoio da Câmara Técnica de Conservação do Solo e da Água (SEMAGRO), AGRAER e Instituto SOS Pantanal.


#IASB20anos #BFapoio2022 #BrazilFoudation #FundoLuzAlliance #Funles #Semagro #ProjetoÁguasdeBonito #RioMimoso #CórregoPiquitito #PrefeituradeBonito #SEMA #SecretariadeObras

OUTRAS DE

NOSSAS AÇÕES

PARCEIROS

INSTITUCIONAIS

PMA - Policia Militar Ambiental
FUNLES
Famasul
Prefeitura Municipal de Bonito
Sindicato Rural de Bonito
Semagro
Agraer
Imasul
NOSSOS

APOIADORES

Gmais
Rancho S
Brazil Foundaction
Estancia Mimosa
Lagoa Misteriosa
Dimad Madeiras
Rio da Prata
Edem Agrominerais
Cultivar
Parque Ecológico
Grupo Praia Parque
IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
Rua Monte Castelo, nº 598, Sala B, Centro
(Esquina com 31 de Março)
CEP: 79290-000 - Bonito / MS
Telefone: (67) 3255-1920
E-mail: iasb@iasb.org.br
Todos os direitos reservados © 2024 - IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.