Nome do projeto:
Semana do Meio Ambiente de Bonito

Período de execução do projeto:
03 a 07 de junho de 2019.

Termo de Fomento entre o Município de Bonito e o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB, com recursos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

JUSTIFICATIVA:  
Considerando que o município de Bonito é privilegiado por suas belezas naturais e que possui muitas ações voltadas para a conservação da natureza, acredita-se que a maioria da população bonitense seja preocupada com o meio ambiente. No entanto, o município vem sofrendo com o uso e o tratamento indiscriminado dos seus recursos naturais, ocasionado por comportamentos errôneos de seus moradores, mostrando que grande parte da população não tem noção da importância desses recursos para sua qualidade de vida e para manutenção dos demais seres vivos.

Por mais que as informações sobre as questões ambientais estejam presentes nos mais variados meios de comunicação, a população local não se sente inserida no contexto geral, alegando que os problemas retratados não são da sua região e dificilmente, trarão algum mal a sua vida. Por isso, inicialmente é importante instruir a população com base em informações locais para que posteriormente, possam se sentir inseridas nas questões ambientais globais.

Sendo assim, foi criado em 2010 a Feira Socioambiental de Bonito com a intenção de contribuir com a transmissão de informações ambientais para a população local de Bonito, repassando o conhecimento de uma forma prática e teórica para que as pessoas compreendam as consequências que o descaso com a natureza traz para sua vida. Com oito edições realizadas da Feira Socioambiental de Bonito, o evento se mostrou como uma ferramenta importante de repasse de informações, valorização das instituições locais e estímulo para mudança de comportamentos nos participantes. Desta forma, as atividades propostas para este ano de 2019 acontecerão de forma singela, porém não perdendo a sua importância, continuando a visar o estímulo às ações práticas de conservação ambiental.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (3 a 7 de Junho), o IASB propõe fazer uma programação com atividades que vão atender desde a população de Bonito e em especial as escolas municipais, estaduais e particulares no lugar da tradicional Feira Socioambiental de Bonito, que por sua vez neste ano não será realizada pela nossa instituição por motivos de força maior.

 A realização da Semana do Meio Ambiente é baseada no fato que as pessoas esperam pelo evento “Feira Socioambiental”, em particular as escolas, cujo alunos e professores são o maior público do evento, onde, em edições passadas da Feira foram um sucesso, com uma média de 3.000 participantes dentre crianças, estudantes, professores, empresários, autônomos, em cada edição.

Considerando assim que sempre ao participar das atividades propostas pelo IASB, o público tem a oportunidade de se integrar com os temas, adquirindo conhecimento sobre as consequências de suas atitudes e assim, sentindo-se empoderados para tomada de decisões mais conscientes – (o empoderamento acontece na medida em que se conquista e se distribui entre muitos o poder de realizar ações).

Assim, a Semana do Meio Ambiente de Bonito é proposta para fazer diversas atividades interativas voltadas à conservação da natureza, a fim de agradar e envolver um público variado com diferentes idades, prestigiando e beneficiando os moradores do entorno da Serra da Bodoquena, em especial, a população do município de Bonito/MS.

OBJETIVOS:

3.1 Geral:  
Ampliar o conhecimento da comunidade local acerca das questões socioambientais que abrangem o município de Bonito e a região da Serra da Bodoquena, buscando sensibilizá-la e envolvê-la na adoção de ações práticas para a conservação dos recursos naturais e para melhoria da sua qualidade de vida.

3.2 Específico: 
Promover a sinergia entre as instituições ambientais públicas e privadas existentes no município de Bonito.
Promover a interação lúdica através do teatro.
Estimular a prática do voluntariado entre os jovens bonitenses Sentinelas da Serra.
Democratizar o acesso a informações ambientais para a população local através da participação em atividades teóricas-práticas, com a distribuição da Revista de Atividades nas escolas.
Realização de ações de Educação Ambiental junto as escolas.
 
4. DESENVOLVIMENTO
A Semana do Meio Ambiente será realizada no período de 03 a 07 de junho de 2019, no município de Bonito/MS.

A programação abrangerá todos os segmentos da comunidade bonitense, promovendo gratuitamente às escolas do perímetro urbano do município uma série de atividades voltadas à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais do município. Por meio de atividades educativas, a comemoração da Semana do Meio Ambiente se encarrega de trazer a informação de uma forma lúdica, atendendo, em sua maioria, o público infanto-juvenil do município de Bonito.

Além disso, contará com uma peça teatral que abordará o público, de acordo com a faixa etária, de forma lúdica o tema central que é meio ambiente, em três períodos do dia 5 de junho que é o dia do Meio Ambiente.

Em todos os eventos proporcionados pelo IASB é colocado para a sociedade temas estratégicos e importantes, que visam à conservação da biodiversidade, da água, do clima, com vistas ao desenvolvimento sustentável, levando em consideração que é possível sim haver crescimento sem degradação da natureza.

Para o IASB, fazer com que a população bonitense e seus vizinhos conheçam melhor o local onde vivem é uma forma de deixá-los mais preparados e estimulados à promoção de sua conservação. 

PROGRAMAÇÃO PREVISTA:

03/06/2019 (Segunda-feira) – Atividades educativas nas escolas

Das 7h30 as 10h30 – Escola Municipal João Alves da Nobrega e FUNLEC 

Das 13h30 as 16h30 – Escola Municipal Manuel Inácio de Farias

04/06/2019 (Terça-feira) – Atividades educativas nas escolas

Das 7h30 as 10h30 – Izaura Pinto Guimarães

Das 13h30 as 16h30 – João Alves de Arruda e Instituto Visão de Vida.

05/06/2019 (Quarta-feira) – Teatro com a trupe Chico Maria Produções. 

Das 7h30 as 10h30 – Local: Salão de eventos do Sindicato Rural de Bonito MS.

Das 13h30 as 16h30 – Local: Salão de eventos do Sindicato Rural de Bonito MS.

Das 19h30 as 21h00 – Local: Praça da Liberdade de Bonito MS.

06/06/2019 (Quinta-feira) – Atividades educativas nas escolas

Das 7h30 as 10h30 – Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira 

Das 13h30 as 16h30 – Escola Municipal Vitalina Vargas Machado e Escola Sagrada Família.

07/06/2019 (Sexta-feira) – Atividades educativas nas escolas

Das 7h30 as 10h30 – Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes - BCG

Das 13h30 as 16h30 – Escola Estadual Luiz da Costa Falcão e Renovo

IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.
Rua Monte Castelo, nº 598, Sala B, Centro
(Esquina com 31 de Março)
CEP: 79290-000 - Bonito / MS
Telefone: (67) 3255-1920
E-mail: iasb@iasb.org.br
Todos os direitos reservados © 2024 - IASB - Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.